domingo, dezembro 8, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

A Maldição de Saul

“Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei”. I Sm. cap. 8 – vers. 19

E o povo clamou aos céus : ” Todos os outros povos possuem um rei , porque não podemos ter um rei para lutar nossas batalhas e nos julgar” ( I Samuel , cap. 8 ).   Samuel já estava  velho e cansado e tinha filhos que não estavam seguindo os seus retos caminhos. Ao escutar o clamor do povo por um rei , Samuel os advertiu como seria as suas vidas a partir do momento que um rei fosse constituído ( I Samuel , cap. 8 vers. 11 ao 17 ). Disse-lhes também que quando chegasse este momento clamariam novamente a Deus , para que os livrasse deste rei ( I Sm. cap. 8 vers. 18 ). Nenhum argumento dito por Samuel , surtiu efeito , o povo novamente clamou: ” Não , mas haverá sobre nós um rei “.

O Senhor que está atento a todo clamor , então os atendeu. Ordenou que Samuel constituísse  um rei para o povo. A ordem foi dada todos voltaram para suas casas , para suas cidades. Na menor das tribos de Israel ( Benjamin ) na menor das famílias desta tribo , aí estava um homem forte , belo , atlético , que se sobressaí-se em altura aos demais do povo. Este homem de nome Saul foi o escolhido , para reinar sobre o povo , e na hora aprazada por Deus , Samuel o ungiu ( I Samuel cap. 10 , vers. 1 ).

O agora rei Saul , foi a frente de seu povo pelejando suas lutas , guerreando suas  batalhas , seguindo a voz  das determinações de Deus. A direção e a correção de suas ações estavam ligadas a vontade de Deus. O Espirito de Deus estava sobre e com ele. A unção que foi derramada sobre ele , permaneceria enquanto estivesse agindo segundo a vontade de Deus.

O tempo passou , muitas lutas lutou e mais uma peleja teria pela frente. A voz de Deus determinou como deveria ser realizada a ação , todos os detalhes foram declarados e determinados. Bastava seguir a risca a vontade do Senhor , para que tudo corresse com sucesso. Talvez seja uma característica inata do homem ,  o desejo de transgredir , de tomar para si as rédeas do situação. Mesmo tendo a certeza e a consciência do erro , o impulso é mais forte. E desta forma sucedeu , o sucesso da empreitada foi alcançado , porém o centro de tudo estava nos pequenos detalhes determinados. Os detalhes determinavam a correção da direção , o alvo a ser seguido , a coerência dos princípios. A  segurança da caminhada estava apoiada nestes pequenos e desprezados detalhes.

Mesmo sabedor de seus erros , Saul insistiu com Samuel , que suas intenções eram legitimas e que os meios justificavam os fins. Continuava em suas convicções com a certeza de estar dentro do designo traçado por Deus. Considerava que escutar a voz do povo e fazer a sua vontade era primordial. Na verdade estava colocando a sua posição pessoal acima  do plano de Deus para o seu povo.

A ligação entre Deus e Saul estava quebrada , a unção estava retirada. O espirito de Deus se retirou dele. Dura vida teve Saul a partir deste momento. Teve que conviver todo o resto de seus dias com sentimento de peso , frustração , decepção pelos erros cometidos.

Os textos do Velho Testamento são rigorosamente espelhos que refletem as verdades da humanidade , pois o homem possui uma essência que não se altera. O seu comportamento , caráter e temperamento continuam os mesmos , o que muda apenas é o nosso entorno , nossas ferramentas e equipamentos. Aquele que está por detrás , no comando continua o mesmo. Com defeitos , imperfeições , falhas , corrupções , desejos , anseios , sonhos , certezas , medos e temores.

Enganosa é nossa visão natural , aquilo que a princípio parecia ouro , não passava de latão polido. As grandes responsabilidades não devem ser entregues a merce da insensatez dos tolos. 

E.T – Leia I Samuel , cap. 8 até cap. 16.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *