sábado, setembro 7, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Síndrome de Roboão – O Reino dividido


”Assim que, se  meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões”. I Re cap. 12- vers. 11

Uma grande herança , uma incalculável herança. Segundo a maior  parte dos historiadores não houve homem sobre a face da Terra mais rico do que o Rei Salomão.Durante seu período de reinado além de manter reunidas todas as 12 tribos de Israel sob sua liderança , conseguiu influenciar e ter o respeito e temor dos demais povos . Todos os reinos vizinhos vinham até ele , oferecer tributos sob forma de ouro , pedras preciosas ,  embarcações , madeiras nobres , animais e bens materiais diversos. Ter aliança firmada com Salomão era garantia de paz e tranquilidade em sua terra. Por este motivo durante os 40 anos de seu reinado , a paz e a boa convivência foi mantida.

Portanto a partir da morte de  Salomão , seu filho Roboão teve pela frente uma tarefa das mais espinhosas. Deveria dar continuidade ao bem sucedido ( até aquele momento ) reino que estava sendo entregue em suas mãos. Durante os últimos 40 anos o reino liderado por seu pai ,  tinha uma estrutura administrativa invejável , com divisões em distritos nomeados e coordenados por uma administração central. O exército era numeroso , bem treinado e muito bem equipado , o que era garantia de absoluta tranquilidade. 

Tamanha responsabilidade deveria ter respaldo em um conselho formado por homens notáveis , experientes , com formação intelectual e moral , prontos a auxiliar nas decisões mais difíceis. E o Roboão recorreu a este conselho , para decidir uma questão relativa a impostos , pois era um ponto muito delicado e que preocupava em demasia as tribos do reino. A resposta dado pelo conselho de anciãos era para manter cautela neste momento inicial de seu reinado , no intuito de ganhar a confiança do povo , e manter estrutura existente. Não satisfeito com a resposta , Roboão convoca para comparecerem a sua presença , os jovens amigos com quem conviveu desde a sua infância , rapazes sem experiência e vivência em atividades de responsabilidade de uma nação império , como a que estava governando. Os jovens levados pelo impeto e necessidade do imediato , disseram para Roboão mandar um recado claro e pesado ao povo. O recado a que eles se referiam ,  deveria ser um novo decreto real de um aumento exacerbado de imposto e penalidades a quem não cumprisse as novas determinações.

A resposta do novo rei , despertou um violenta onda de revolta em toda a nação , e um forte movimento revolucionário e separatista ganhou as ruas. Liderados por Jeroboão , jovem valente e um dos guerreiros de Salomão , o grande reino construído por Davi e mantido por Salomão , nos últimos 80 anos , simplesmente ruiu , desmoronou. A grande união das 12 tribos de Israel estava desfeito. Poucos dias de reinado bastaram para que toda uma estrutura viesse abaixo. Desta forma 10 tribos de uniram a Jeroboão formando o reino de Israel ( reino do Norte ) e as tribos de Judá e Benjamim se uniram a Roboão e formaram o Reino de Judá ( reino do Sul).

Roboão tomou uma decisão que impactou não somente a sua vida , mas de milhares de pessoas que esperavam o melhor do rei recém constituído. Ele simplesmente tomou a decisão errada , ou talvez Deus em sua infinita sabedoria , sabia de antemão que ele não tinha capacidade para assumir aquela responsabilidade , e tratou de conduzir as coisas de sua forma.  Injusta sob nossos olhos , porém justa e correta aos olhos de Deus. Ali estava o homem errado , no momento errado. Ou o homem certo para o momento de Deus.

A escolha do que ouvir , como refletir e decidir de forma segura. Em qual lado nos colocamos. Quando tomamos uma decisão , estamos levando em consideração apenas a nós mesmos , ou temos uma consciência maior , de família , de comunidade , uma visão mais abrangente. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *