sábado, setembro 7, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Mentira sempre será mentira…

“Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira”  Sl.  40  vers 4

Não existe imagem mais marcante e significativa em relação a mentira do que a figura do Pinochio. Acredito que todas as pessoas conheçam a história , o significado e a simbologia que ela representa. Faz parte do imaginário das crianças , pelo menos até a bem pouco tempo atrás. Como vivemos em tempos do  “politicamento correto” , talvez hoje considerem a história perniciosa , fantasiosa ou simplesmente dispensável ( ? ).

Porém o que importa é a ilustração clara e transparente da ação e da consequência. No caso da história uma consequência imediata , ação e reação. Não existe meia verdade ou meia mentira. Ou então uma mentirinha “branca” , como se a mentira tivesse cor. Ou sob outro enfoque que ela possa se esconder , pois temos aquele velho e preciso ditado: ” A mentira tem pernas curtas” , ou seja não se sustenta por muito tempo. No caso do Pinochio , apesar de passar por muitas e perigosas dificuldades , chega ao final com a felicidade batendo a sua porta , o perdão e o oferecimento de uma vida verdadeira. Mais isto é apenas uma fábula , uma história infantil com uma profunda lição de moral e caráter.

Moral e caráter , são elementos qualitativos que “vestem” o interior de todo ser humano. Qualidades que  mesmo sendo internas , transparecem sem sutileza nenhuma nas pequenas e grandes ações externas. Elas norteiam a percepção que temos ao vermos ( e julgarmos ) o “outro”. Verdade e mentira estão diretamente interligadas a moral e caráter , para o “bem” e para o “mal”. Não há possibilidade de dissociar a mentira , da falta de “moral e caráter”. É ponto definitivo e absoluto.

Vamos demarcar a seguir 5 pontos que devemos ter em mente em relação a “mentira“. Não temos como “maquiar” a mentira , toda e qualquer artifício que utilizarmos para transforma-la será inútil , a essência original dela estará lá. A mentira possui um prazo de validade , ela não se “esconde” , ela não se sustenta. Mais cedo ou mais tarde ela se revelará e todas as suas consequências aparecerão. E para finalizar três pontos que formam um tripé que molda o caráter e a moral do ser humano: A mentira não se “aceita” , não se “compactua” e não se “transmite”. A grande conclusão que chegamos :  “A mentira sempre será uma mentira.”

Na Bíblia temos enumeras passagens que reforçam esta máxima. Elas nos dizem a respeito da sua origem , da sua concepção , dos seus resultados e de seu julgamento. Assim como traça o paralelo com o seu oposto a Verdade. O caminho para a mentira é mais comodo , mais rápido , mais curto , não utiliza a consciência imediata. Em contrapartida a Verdade exige esforço , pois atinge diretamente a consciência e a responsabilidade. Trilhar o caminho da Verdade nos faz confrontar com as dificuldades do dia a dia , mexe com as nossas estruturas emocionais. Talvez por isto as pessoas prefiram ter um conforto momentâneo , jogando para frente , adiando para depois aquilo que deveria ser o primordial. Viver a Verdade , na Verdade , em Verdade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *