sexta-feira, outubro 18, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Semear – Atividade em extinção

“E outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta”. Mt cap. 13 – vers. 8

Em tempos de modificações genéticas , que visam na maioria das vezes garantir o monopólio financeiro sobre uma dádiva que recebemos de Deus , através da abundância da diversidade vegetal , ter o cuidado de separar as sementes de frutos e vegetais para realizar o plantio , esta cada vez mais fora das nossas rotinas.
Lembro-me do tempo de infância. Praticamente todos nós , tivemos a oportunidade de fazer uma experiência escolar com algum tipo de planta. Separar um pequeno copo , por um punhado de terra e depois cuidadosamente plantar uma semente. À partir daí vinha a segunda parte da experiência , que dependia de regar este copinho , até que surgisse o primeiro broto.
Uma alegria muito grande toma conta da criança , pois consegue enxergar de forma clara e começar a compreender um pouco do ciclo da vida. Ainda ontem pude ver isto acontecer com meu netinho. O processo de semear está ligado a vida no campo e quase sempre como atividade econômica. A cultura de subsistência está cada vez mais escassa , mesmo porque o avanço das cidades em direção as áreas rurais , fez com o valor da terra se torna-se um bem a ser negociado , poucos ainda mantém espaços para  manter pequenas hortas e pomares.
Todo agricultor tem o conhecimento do que está plantando , qual solo é melhor adaptado a cada espécie , como deverá ser o cuidado durante o processo de crescimento , qual o tempo correto para irrigação ,  poda e adubação , e principalmente quando está pronta para a colheita, Agindo desta forma ele terá garantido seu retorno e uma boa safra.
Na vida espiritual , quando falamos em semear temos que ter o mesmo cuidado , pois temos que ter conhecimento do que estamos semeando , temos que identificar qual a melhor forma semear , temos que fazer o acompanhamento para se necessário intervir fazendo as correções , para aí então sermos testemunhas da colheita abundante que estas sementes podem dar.
Vamos destacar o texto em Mateus cap. 13 – vers 3 a 9 . A parábola do semeador ilustra as diferenças na semeadura. Sementes lançadas de qualquer forma , sem cuidado , sem atenção , sem dedicação são facilmente desperdiçadas , para nada se aproveitam. Agora as que são semeadas com todo cuidado , com sabedoria em boa terra , lograrão resultados extraordinários.
Não canse e nem desista de semear , e muito menos se preocupe em realizar a colheita , pois a palavra nos diz que “Uns semeiam e outros colhem” ( Jo cap. 4 – vers. 36 e 37 ). Portanto busque apenas fazer parte deste “time”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *