sábado, junho 22, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Coisas maiores

Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”. João cap. 14 – vers. 12


O tom e a forma de falar de Jesus nos apontam a premência , a urgência que Ele imprimia nestes últimos momentos de ensinamento , nestes últimos momentos a sós , pois tinha o conhecimento do que estava por vir. No evangelho de João a partir do cap. 12 até o cap. 17 , vemos Jesus com os discípulos , com seus amigos , aqueles que fizeram parte do breve ministério de Jesus no meio de nós , em um ambiente reservado , preparado especialmente para esta ocasião.  Todos homens  escolhidos por Ele mesmo , um a um , somando personalidades , casando temperamentos , ajustando pessoas diferentes dentro de um mesmo objetivo.

Estes homens conheciam a Jesus , sabiam quem era Ele. O seguiam , porém ainda tinham dúvidas. Aos nossos olhos , hoje em dia , parece simples julgar a falta de confiança dos discípulos. Mais para quem estava vivendo o momento , presenciando a história sendo escrita , tudo se torna diferente. É por este motivo que Jesus passa a ser enfático: “Digo-lhes a verdade” e “Aquele que crê em mim”. A intima comunhão e convivência de 03 anos e meio deveriam ser suficientes para saberem que tudo que lhes era mostrado e ensinado , era a Verdade encarnada. Como poderiam não “Crer”.

Para entender , basta nos colocarmos na condição homens normais , não espirituais. Pois estes mesmos homens ao serem revestidos pelo poder do Espirito Santo , passaram a ver , sentir , falar , pensar e agir , de forma totalmente diversa. O revestimento do Espirito Santo agiu de forma a : abrir os “olhos do coração” , a “aumentar a percepção” , a “multiplicar a sensibilidade” , a “transforma-los em novas criaturas”. 

Todo este tempo dedicado por Jesus a seus discípulos , representa o fecho de seu ministério , mostra toda a essência da sua vontade e missão. São 06 capítulos que condensam de forma clara , potente e transparente a Verdade da sua Palavra. Era imperioso que os discípulos  compreendessem , assimilassem e principalmente acreditassem , pois era o último momento a sós , eram os últimos ensinamentos. A partir daí , o sucesso da sua missão e a revelação desta Verdade , dependia somente destes homens. Poucos e falhos homens.

Mesmo sabendo destas limitações , Jesus falou: “Farão coisas ainda maiores do que estas”. Apenas por um momento pensem, quantos milagres , maravilhas , pregações , lições , ensinamentos estes homens participaram , presenciaram , puderam ver com seus próprios olhos , face a face. É neste momento que vamos para o final do versículo , em que Jesus , fala: ” porque Eu estou indo para o Pai”. Desta forma a promessa ( João cap. 14 – vers. 16 ) estava sendo cumprida , O Auxiliador , o Espirito da verdade estaria com eles para sempre.

O cumprimento da missão iniciada por Jesus , agora está em nossas mãos , os homens pequenos e falhos dos nossos tempos. Da mesma forma que aqueles homens a mais de 2000 anos atrás foram cheios e revestidos do Espirito Santo e passaram a fazer coisas ainda maiores , nós também podemos. Pregar a Salvação através do sacrifício de Jesus Cristo , na Cruz , pois está foi a sua missão , foi para isto que veio até nós , para nos resgatar , para nos reconciliar com Deus. As coisas maiores a que Jesus se refere é exatamente está. Levar o homem perdido a “Salvação por Cristo Jesus’.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *