domingo, dezembro 8, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Caminhar – Mesmo sozinho

“Tomaram eles , pois, a Jesus ; e ele próprio, carregando a sua  cruz , saiu  para  o lugar chamado Calvário ,  Gólgota em hebraico.” Jo cap. 19 – vers.17

De repente de uma maneira desajeitada , desequilibrada , tropeçando , combinando um misto de medo , ansiedade e um grande desejo de desbravar o desconhecido , de um dia para  outro começamos a caminhar. É o início de um novo despertar , talvez este seja  o primeiro traço que fazemos no quadro chamado liberdade. De forma acanhada , sempre vigiados por nossos pais , damos os primeiros passos desta caminhada chamada Vida.

Á partir deste dia nada será como antes , a cada dia vai  fortalecendo a sua confiança e com isso os limites são cada vez mais ampliados. Casa , escola , festas , jogos , faculdade , namoros , casamento , família. Em cada momento destes estamos sendo acompanhados por pessoas que vão se revezando nesta caminhada , e que vão  ganhando níveis de importância diferentes a medida que as necessidades são solicitadas , pois em um momento seguinte são substituídas , pois as nossas prioridades são alteradas , um novo momento está sendo vivido.

Em certos momentos  olhamos para os lados e não vemos ninguém a nos acompanhar , são experiências que  não conseguimos compartilhar com outra pessoa , podem ser dolorosas , incompreensíveis ou apenas passageiras. Quando Jesus esteve em nosso meio , claramente nos mostrou muitas lições a respeito do “caminhar”. No princípio de seu ministério escolheu 12 homens para acompanhá-lo , homens de confiança que caminhariam a seu lado. Queria compartilhar , experiência , ensinamentos , alegrias , sua verdade. Em certo momento após instruí-los os enviou a viajar por Israel em pares , para  fazer a missão caminhando lado a lado.

Porém quando queria orar de forma mais intensa , chamava apenas 03 discípulos mais íntimos , para acompanha-lo. No entanto  quando queria  total intimidade com o Pai , ele se esquivava e seguia a caminhar sozinho até um local especial. Baseado nesta mesma busca de intimidade com o Pai , ele cumpriu sua missão de Salvação. Caminhou sozinho até o Gólgota , para fazer a vontade do Pai.

Aprendemos com isto que durante nossa caminhada teremos diversas ocasiões em que deveremos identificar e selecionar quem está nos acompanhando , nos cercar das pessoas certas e de extrema confiança , porém em certos momentos nossa caminhada será solitária , exclusiva , individual , parecida com aqueles primeiros passos , buscando um mundo novo. Como Jesus teremos apenas ao nosso lado o conforto e a certeza da  presença de Deus a nos guardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *