sábado, junho 22, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

O melhor Presente é o presente

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” Lm. cap. 3 – vers. 22 e 23

Encontramos textualmente na Palavra de Deus : “É melhor dar do que receber” ( At. cap. 20 – vers. 35 ) . Tomando por base esta verdade , não deveríamos de forma alguma alimentar o nosso desejo individual de receber um “presente”. Por mais que queiramos disfarçar ou mascarar , ficamos extremamente satisfeitos ao receber um presente. Desde uma pequena lembrança , um carinhoso “mimo” , um simples brinde comercial , até os mais esperados , grandiosos e sonhados presentes dados por alguém que te ama muito. Apesar da proporção da surpresa e alegria , a resposta imediata do cérebro ao receber um presente é sempre a mesma.

Quando defrontamos a nossa “simples e insignificante” existência com a ilimitada grandeza de Deus , temos que admitir a completa e total impossibilidade de recebermos nem mesmo mais 1 minuto de vida sequer. Por maior que seja o nosso esforço para nos fazermos agradáveis aos “seus olhos” , não alcançaremos o seu favor. O texto do início é auto explicativo , pois deixa claro que : “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos” . Ou seja nada que façamos , poderá reverter a nossa situação perante a Deus , somos impotentes.

Na sequencia do versículo , vemos que somente pela “misericórdia inesgotável de Deus” é que somos alcançados. Esta é única possibilidade. Nos dias de hoje tornou-se usual tentarmos traduzir o termo “misericórdia” pela palavra “empatia”. Não há verdade nesta tentativa de comparação. A “empatia” é apenas uma atitude humana de tentar alcançar e compreender as pessoas que nos cercam. Já a “misericórdia” abrange uma capacidade de entrega extremamente maior , pois além da atitude de se colocar no lugar do outro , o ato vem cheio compaixão , perdão , profundo e inesgotável Amor.   

É neste momento que nos defrontamos com a maravilhosa Graça do Senhor , pois a sequencia final do versículo nos diz: ” Renovam-se a cada manhã”. Desta forma conseguimos vislumbrar , que através do Amor de Deus que é: Inesgotável , Incondicional , Misericordioso e Fiel , podemos sentir ao abrirmos os nossos olhos todas as manhãs , que somos satisfeitos diariamente em nosso desejo de sermos presenteados. A cada manhã devemos exercitar a felicidade de sermos “gratos”. Gratos pela nossa vida , gratos pela nossa família , gratos pelo amor de Deus por nós. A Gratidão deve ser o sentimento mais cultivado pelo ser humano , pois ele está diretamente ligado a outro sentimento importante , o Respeito.

Podemos concluir que não existe um “Presente melhor que o presente”. É a Palavra do Senhor que afirma.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *