sábado, junho 22, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Casca ou armadura

“Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar”.          Efésios 6:13 (NTLH) 

No evangelho de João cap. 16 – vers. 33 , Jesus diz textualmente: ” No mundo tereis aflições ,mas tende bom animo , eu venci o mundo” . Esta afirmação é compartilhada no contexto da longa reunião fraternal ocorrida entre Jesus Cristo e seus discípulos , dias antes da sua morte e ressurreição. Era uma preparação mental e espiritual muito objetiva , de tudo o que os discípulos iriam enfrentar ao assumirem a posição de confissão e defesa das idéias e ensinamentos que Jesus estava lhes passando. Era imperioso que tivessem a consciência da luta que teriam pela frente , das dificuldades que lhes seriam impostas , do perigoso desconforto que os acompanhariam no restante das suas vidas. A confissão de fé que cada um destes homens estava fazendo , deixaria marcas para sempre.

Acredito que todos nós já vivemos e experimentamos momentos extremamente tristes e desagradáveis ao longo de nossas vidas. Circunstâncias que nos levaram a muitas vezes a pensar em desistir , de deixar de lado nossas crenças , certezas e convicções. Dias em que os temores nos sobressaltam , nos tiram do prumo , nos inquietam. Mesmo aqueles que já possuem uma experiência com Deus , quando  passam por experiências traumáticas , podem vir a desenvolver uma espécie de “bloqueio psicológico” que com o passar do tempo torna-se uma “casca” ou “couraça” que os impede de sentir e absorver futuros outros problemas. Como se fosse uma “vacina” pronta e preparada para rechaçar para bem longe toda tentativa de infiltração do “mal”.

Este processo psicológico acaba por interferir diretamente na sensibilidade e empatia do homem. Torna-o indiferente a dureza , rudeza e maldade da espécie humana , do qual fazemos parte. As “cascas” podem artificialmente aliviar nossas consciências , pois poem  de lado os sentimentos que afloram quando nos envolvemos intensamente com situações extremas. Porém este alivio é apenas ilusório , pois os registros em nossa mente estão sempre presentes , em algum momento de nossas vidas as cobranças irão acontecer. E aí neste instante a “casca” deverá ser quebrada , sob risco de haver uma perigosa “implosão” , de dentro para fora. Todo processo represado por anos vem a tona , expondo a ampla dificuldade na resolução e solução dos problemas.

No texto de Efésios no início de nosso texto , o apóstolo Paulo nos apresenta a opção divina para nos guardarmos , protegermos e enfrentarmos os ataques do mal. Paulo nos ensina a usar uma “armadura dada por Deus” , um verdadeiro equipamento de guerra , muito mais valioso e eficiente que qualquer “casca humana”. Toda concepção desta armadura está embasada nos elementos de fé e conhecimento da Palavra de Deus. A vivência cristã do evangelho , com verdade e justiça. Tendo nas mãos a proteção através da nossa Fé , combatendo todo mal com o uso da Palavra de Deus. E o mais importante de tudo , tendo a certeza da Salvação em Cristo Jesus. 

A armadura de Deus nos molda de “dentro para fora” , nos ensina a viver e absorver todos os momentos de nossas vidas. Nos fortalece de forma integral , tornando-nos confiantes em crer nas suas palavras: ” mas tende bom animo , pois eu venci o mundo”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *