sábado, junho 22, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Cotidiano

Flerte com a truculência

Todos acreditam que a espécie humana caminha em direção à evolução, visto que este é o processo lógico. O conhecimento adquirido através da experiência , produz frutos preciosos , que são transformadas em lições a serem compreendidas e absorvidas. Como falei este seria o processo lógico.

Infelizmente este processo que deveria ser natural e ansiosamente desejado é colocado de lado , ou pelo menos ignorado de forma consciente ou inconsciente , por outras “prioridades” presumivelmente mais urgentes ou importantes.

Dentro desta “lógica absurda” se desenrolam a atrocidade das guerras , o canibalismo econômico , o menosprezo pela vida , a insensibilidade pelo sofrimento , a indiferença com a miséria. O que prevalece é a lógica dos interesses sejam eles econômicos , políticos , religiosos , ideológicos ou do odioso apego ao poder.

O que temos visto bem diante de nossos olhos no Brasil , reforça esta ideia. Os grupos polarizados vão assumindo atitudes que até a bem pouco tempo repudiavam. A inversão da visão passa a ser automática , no instante em que este ponto de visão muda de lado. Esta é uma verdade que existe a nível do olhar natural , porém não a nível de idéias , fundamentos , bases culturais e morais. O fato de estar momentaneamente do lado da situação , não pode transformar meus ideais e princípios , pois eles deverão permanecer firmes e coerentes.

Todo discurso de aversão as truculências em atitudes políticas se desfaz no momento que se assume uma igual atitude em defesa de sua posição atual. A truculência deve ser rechaçada seja ela de esquerda ou direita , militar ou civil , policial ou miliciana. Já temos que lidar diariamente com a violência da criminalidade , seja ela organizada ou individual.

Em meio a tudo isto vivemos talvez o período mais difícil desde o término da 2ª Guerra Mundial , a 75 anos atrás. Um vírus que se move pelo mundo inteiro arrastando a economia mundial junto com ele. Uma crise sem precedentes.

E o que vemos? Um país flertando com a truculência , buscando resolver os problemas que não são poucos através da força , da imposição da violência , apostando no quanto pior , melhor. Onde estão e quem são os nossos verdadeiros líderes. Será que não temos mais homens ou mulheres com valor e honra , para nos conduzir e nos fazer enxergar de uma forma mais abrangente , verdadeira e realista.

Podemos com certeza perguntar: Qual é o nosso papel em tudo isto?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *