segunda-feira, setembro 16, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

A fixação em julgar

“Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”. Mt. cap. 7 – vers. 2

O ser humano é movido por uma intensa , incomoda e compulsiva vontade de julgar. Há uma  parte da nossa consciência ,  que não se acomoda , quer estar sempre traçando julgamento á partir dos filtros de nossos olhares. E baseados nestes olhares definimos nossas verdades , pois desta forma passamos a nos sentir seguros de nossas convicções , pois estabelecemos os parâmetros que nortearão nossas decisões e  relacionamentos.

A palavra de Deus ( Mt.7:1-5 ; Lc.6:37-38 ; Rm 14:13 ; Rm 2:1-3 ; Tg 4:11-12 ) nos demonstra de forma incansável os desdobramentos do ato de julgar , e de nos colocarmos no lugar de Deus ,  julgamento e juízo é atributo exclusivo de Deus. Nós temos que possuir sim , a capacidade de julgar o certo do errado , o verdadeiro do falso , e baseados neste capacidade dizermos sim ou não.

Longe está de nós o julgar e emitir sentença seja ela de condenação ou absolvição. Acredito que todos conhecem a passagem bíblica da mulher adúltera ( Jo 8: 1-11 ) , que estava a ponto de ser apedrejada pela multidão , quando Jesus com mansa sabedoria interviu. A lei judaica era clara com respeito ao que ela cometera , e o ato a ser consumado tinha respaldo legal.

Porém , Jesus apenas fez que viessem a lembrança de cada um daqueles que estavam prestes para apedreja-la , os seus próprios erros e delitos. Quando apontamos um dedo em direção aos outros , devemos lembrar , que tem outros três apontamos em nossa direção. Se buscamos ser cristãos ( a imagem de Cristo ) devemos ver ( com olhos do coração ) através do amor e  misericórdia de Cristo. Creio que nossa caminhada está apenas começando , porém se não nos esforçarmos não chegaremos a lugar algum. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *