Viver de verdade , na verdade…
Depois , Jesus chamou a seus discípulos e o povo para virem ouvir: ” Se qualquer um de vocês quiser ser meu seguidor” disse-lhes Ele , “deve por de lado os seus próprios prazeres , tomar sobre os ombros a sua cruz e seguir-me de perto. Se você insistir em salvar a sua própria vida , você a perderá. Somente aqueles que poem de lado a sua vida por minha causa e por causa da Boa Nova é que saberão realmente a que significa viver. E qual é o proveito que um homem tira se ele ganhar o mundo inteiro e perder a alma? Porque há alguma coisa que valha mais do que a alma dele?” ( texto Marcos cap. 8 – vers. 34 a 37- Tradução Bíblia Viva ).
Não temos como não ter os nossos sentidos aguçados para tentar imaginar esta cena acontecendo diante de nossos olhos. Vamos ao exercício , estamos a aproximadamente 2000 anos atrás. O local , os confins da Galileia. Jesus estava rodeado por seus discípulos e muitos do povo , todos com os olhos e ouvidos atentos e abertos a tudo o que àquele Homem fazia e dizia.
Afinal todos estes homens estavam caminhando sem destino definido , sem roteiro estabelecido , sem a certeza do que fariam no dia seguinte. Porém a força e a autoridade que emanava Dele , era determinante para deixar tudo de lado. Nada era mais importante , nada era mais urgente , cada minuto era o mais importante de suas vidas. Até que acontece o próximo minuto. E de repente Ele faz uma declaração , uma afirmação , uma ordenança , que ultrapassava tudo o que já tinha dito até então e pedido anteriormente.
Abrir mão de sua vida , deixar para trás a forma , a maneira como haviam aprendido e acostumado a viver. Literalmente deixar de lado as suas “bagagens espirituais e materiais”. Reaprender a viver. Forte demais , duro demais , exigente demais. Se era difícil para aqueles homens que tinham o próprio Jesus a sua frente , que vinham compartilhando experiências tremendas e sobrenaturais , como tentar imaginar tal desafio sem vê-lo.
É o nosso próximo exercício. Vamos transpor este evento para o nosso tempo , para os nossos dias , para o agora. Imagine Jesus falando diretamente comigo ou com você , nos desafiando a abandonar tudo , deixar tudo para trás , passar a viver por Ele e pelo Evangelho. Nos convidando a experimentar o que diz no texto acima : ” estes saberão realmente o que significa viver “. Como responderíamos ? Como agiríamos ? Atenderíamos ao seu chamamento? Estaríamos dispostos a pegar a nossa cruz para segui-lo ? Se não conseguimos por ora responder tais questionamentos , vamos ter em mente a última frase do versículo: “ Porque há alguma coisa que valha mais do que a alma dele?”