Busca da perfeição
“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus”. Mt. cap. 5 – vers. 48
Bom trabalho !!! Quando estas duas palavras são ditas para qualquer um de nós , após concluirmos um trabalho que foi desenvolvido com dedicação , ficamos muito satisfeitos. A sensação de dever cumprido é extremamente gratificante , ela nos faz sentir vencedores.
Além desta sensação , temos também nosso ego massageado , pela necessidade inata e humana de reconhecimento , de ser elogiado , de ser e estar em destaque. O ego acalentado age no sentido contrário da auto análise , mas é preferido a este , por nos satisfazer.
Quando os padrões de avaliação utilizados para aferição da qualidade do trabalho são pobres , então os problemas começam a ocorrer , e vão se agravando a medida que estes trabalhos vão mais e mais sendo reconhecidos como “bons”. O grande risco que corremos é não possuir um padrão próprio de aferição , que nos faça discernir , que apesar de estarmos realizando “um bom trabalho” , ele ainda está muito abaixo do padrão que devemos perseguir.
Quando Jesus fala : “Sede perfeitos assim como o Pai Celestial é perfeito”( Mt. 5:48). Jesus está nos propondo um padrão de conduta a ser buscado , a ser perseguido , a ser conquistado. Este padrão de excelência é na maioria das vezes descartado por grande parte dos pregadores da Palavra , por ser considerado inatingível.
Na verdade é na essência do significado , porém não podemos simplesmente esquecer que este é o padrão exigido pelo Senhor , não podemos simplesmente abandonar toda e qualquer tentativa de perseguir este alvo , e de dia a dia fazermos o melhor , o melhor , o melhor. É um ato de superação diária em busca do alvo , do objetivo.
O apóstolo Paulo relata isto , falando que não tinha alcançado o alvo ( Fp cap. 3-vers. 12) , mas continuava a tentar incessantemente. Não vamos ficar em nosso local de conforto , recebendo apenas o som das palavras “bom trabalho” , vamos correr o risco de nos auto avaliar , e ter a certeza que temos que buscar a Perfeição , mesmo que não a alcancemos.