sexta-feira, outubro 18, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Da Suave dependência a Brutal independência

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim , porque sou manso e humilde de coração” Mt. cap. 11 – vers. 29

Para explicar a sentença que dá título a esta postagem temos que nos deter em 02 passagens específicas , que somadas e entrelaçadas , dão uma ideia parcial da ação da Palavra de Deus nos homens ,  e a enorme dificuldade que o ser humano chamado “normal” tem em entender e absorver a vontade de Deus.

Está infiltrado no subconsciente do ser humano , desde os primórdios , dois pontos chaves que são buscados com extrema intensidade no intuito de se obter supremacia social , política , financeira , de comando ou de influência. Estes dois pontos chaves são : o conhecimento ( intelectual ) e a força. A humanidade vem historicamente no passar dos séculos , alternando períodos de intenso florescimento da inteligência humana , sendo confrontados por forças opressoras que massacram impiedosamente povos , culturas e países.

A busca pelo poder , leva aos mais capacitados homens , recorrerem a utilização da força física para a manutenção deste poder que corrompe e destrói. Da mesma forma temos homens brutos em sua formação , que recorrem em algum momento de suas vidas , o aconselhamento de intelectuais , para resolverem situações impossíveis para eles.

Quando há luta pela manutenção do poder , conhecimento e força caminham juntas. No texto de I Coríntios cap. 1  do vers. 26 à 29 , temos a descrição de como Deus age : “Irmãos , reparai , pois , na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne , nem muitos poderosos , nem muitos nobres de nascimento ; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes ; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo , e as desprezadas , e aquelas que não são , para reduzir a nada as que são , a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”. 

No segundo texto em Mateus cap. 11 , vers. 28 a 30 , temos:  Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim , porque sou manso e humilde de coração ; e achareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave , e o meu fardo é leve”. 

Em poucas palavras vemos que ao entrelaçarmos os textos , que Jesus nos disponibiliza de uma forma mansa , suave e espiritual , a oportunidade de termos um relacionamento verdadeiro e duradouro com nosso Deus e com nossos irmãos. Ele nos diz ” “aprendei de mim “ , e neste ponto reside o maior desafio do homem , pois o aprender em Cristo ,  significa por em prática tudo aquilo que recebemos dos ensinamentos da Palavra de Deus. É trocarmos nossa pretensa independência pela dependência absoluta de Deus. A troca do brutal pelo suave, é uma escolha que é só nossa ,  e está ao nosso alcance. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *