Ser cristão
“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”. Atos cap. 11 , vers. 26
O período era turbulento , perigoso. A perseguição imposta aos discípulos , logo após a execução de Estevão estava em curso. Todos os que estavam envolvidos e faziam parte da igreja primitiva em Jerusalém , procuraram buscar abrigo em outros lugares mais seguros ( Chipre , Fenícia , Antioquia – At. 11:19 ) . Porém nesta caminhada iam pregando e disseminando as boas novas entre aqueles que tinham o desejo de recebe-las. Temos que lembrar que na Igreja primitiva instalada em Jerusalém , tinha uma certa diversidade étnica nos seus participantes. Não tínhamos uma igreja composta exclusivamente por judeus locais convertidos , haviam estrangeiros que tinham se convertido e se agregaram a ela.
Neste texto em especial ocorre um fato marcante , que passa a ser referencial até os nossos dias. Após grande esforço missionário e evangelístico , alguns homens comuns são chamados de cristãos , pela primeira vez. No texto de Atos 11 a partir do versículo 20 , podemos ver como foi este esforço missionário. Alguns homens convertidos de Chipre e Cirene , com ousadia romperam um protocolo estabelecido , e transmitiram as boas novas a gregos não judeus. Qual o resultado? Gentios novos convertidos. O mover de Deus era tamanho , que estas notícias logo chegaram a Jerusalém , que rapidamente enviou Barnabé , homem cheio do Espírito Santo e Fé até lá.
Barnabé com toda experiência missionária que possuía partiu para Tarso buscar Paulo , pois sabia que obra era grande e extensa , precisava atender a este momento com o melhor material humano que possuía. Barnabé tinha identificado que o momento era agregar todas as forças possíveis para atender o mover de Deus naquela cidade. E a partir deste momento ele empreendem um trabalho de 01 ano de ensino e dedicação a todos os que se achegavam , para buscar as boas novas e as sementes plantadas por Cristo.
A expressão cristão no grego original , quer dizer “pequenos cristos”. Agora nos perguntamos , o que levou estes homens a serem designados como “pequenos cristos”. A resposta pode ser achada no próprio texto bíblico. 1) Eles anunciavam Cristo ( vers. 20 ) ; 2) A mão do Senhor era com eles ( vers. 21 ) ; 3) A Graça de Deus estava presente ( vers. 23 ) ; 4) Tinham propósito no coração ( vers. 23 ) ; 5) Tinham em sua liderança um homem de bem , cheio do Espírito Santo e Fé ( vers. 24 ). A marca profunda que estes homens possuíam , fez com fossem distinguidos. Eram homens diferenciados. Eles refletiam , eles espelhavam , eles demonstravam a todos a essência de Cristo. Eles possuíam uma marca que era permanente e profunda.
Esta passagem , serve para nos colocar frente a um questionamento. O povo de Deus dos nossos dias pode ser chamado de cristão? Qual a marca que a igreja de hoje possui ? O que buscamos e fazemos para nos distinguir e sermos chamados de cristãos? Como estamos trabalhando e nos dedicando em prol das boas novas de Cristo? Nossas lideranças estão conseguindo enxergar as prioridades e o mover de Deus?
Como sabemos , o livro de Atos , não está encerrado. Nós somos a extensão e a continuação desta missão , deste comissionamento que nos foi concedido. O tempo que dispomos está em nossas mãos , o que não realizarmos , isto nos será requerido. Realizar é preciso.