sábado, setembro 7, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Ser cristão

“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”. Atos cap. 11 , vers. 26

O período era turbulento , perigoso. A perseguição imposta aos discípulos , logo após a execução de Estevão estava em curso. Todos os que estavam envolvidos e faziam parte da igreja primitiva em Jerusalém ,  procuraram buscar abrigo em outros lugares mais seguros ( Chipre , Fenícia , Antioquia – At. 11:19 ) . Porém nesta caminhada iam pregando e disseminando as boas novas entre aqueles que tinham o  desejo de recebe-las. Temos que lembrar que na Igreja primitiva instalada em Jerusalém , tinha uma certa diversidade étnica nos seus participantes. Não tínhamos uma igreja composta exclusivamente por judeus locais convertidos , haviam estrangeiros que tinham se convertido e se agregaram a ela.

Neste texto  em especial ocorre um fato marcante , que passa a ser referencial até os nossos dias.  Após grande esforço missionário e evangelístico , alguns homens comuns são chamados de cristãos , pela primeira vez.  No texto de Atos 11 a partir do versículo 20 , podemos ver como foi este esforço missionário. Alguns homens convertidos de Chipre e Cirene , com ousadia romperam um protocolo estabelecido , e transmitiram as boas novas a gregos não judeus. Qual o resultado? Gentios novos convertidos. O mover de Deus era tamanho , que estas notícias logo chegaram a Jerusalém , que rapidamente enviou Barnabé , homem cheio do Espírito Santo e Fé até lá.

Barnabé com toda experiência missionária  que possuía partiu para Tarso buscar Paulo , pois sabia que obra era grande e extensa ,  precisava atender a este momento com o  melhor material humano que possuía. Barnabé tinha identificado que o momento era agregar todas as forças possíveis para atender o mover de Deus naquela cidade. E a partir deste momento ele empreendem um trabalho de 01 ano de ensino e dedicação a todos os que se achegavam , para buscar as boas novas e as sementes plantadas por Cristo.

A expressão cristão no grego original , quer dizer “pequenos cristos”. Agora nos perguntamos , o que levou estes homens a serem designados como “pequenos cristos”. A resposta pode ser achada no próprio texto bíblico. 1) Eles anunciavam Cristo ( vers. 20 ) ; 2) A mão do Senhor era com eles ( vers. 21 ) ; 3) A Graça de Deus estava presente ( vers. 23 ) ; 4) Tinham propósito no coração ( vers. 23 ) ; 5) Tinham em sua liderança um homem de bem ,  cheio do Espírito Santo e Fé ( vers. 24 ). A marca profunda que estes homens possuíam , fez com fossem distinguidos. Eram homens diferenciados. Eles refletiam , eles espelhavam , eles demonstravam a todos a essência de Cristo. Eles possuíam uma marca que era permanente e profunda.

Esta passagem , serve para nos colocar frente a um questionamento. O povo de Deus dos nossos dias pode ser chamado de cristão? Qual a marca que a igreja de hoje possui ? O que buscamos e fazemos para nos distinguir e sermos chamados de cristãos? Como estamos trabalhando e nos dedicando em prol das boas novas de Cristo? Nossas lideranças estão conseguindo enxergar as prioridades e o mover de Deus?

Como sabemos , o livro de Atos , não está encerrado. Nós somos a extensão e a continuação desta missão , deste comissionamento que nos foi concedido. O tempo que dispomos está em nossas mãos , o que não realizarmos , isto nos será requerido.  Realizar é preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *