Eu tenho um sonho – Martin Luther King
Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente”.
Vivemos tempos difíceis , tempos em que cada vez menos podemos nos espelhar em pessoas reais , tempos em que a busca da fama , sucesso e poder são a tônica dos homens públicos , vivemos tempos de celebridades instantâneas. Porém não são tempos mais difíceis que os vividos pelo Dr. Martin Luther King , não são tempos em que os ideais eram alcançados com a própria vida , não são tempos em que a busca do bem comum , da igualdade e da justiça eram barrados de forma violenta pelo poder dominante.
Muitos dos avanços conseguidos pelos negros norte americanos foram alcançados durante o período em que Luther King era um dos líderes do Movimento Americano dos Direitos Civis nos EUA , através da não violência. Este pastor protestante batista , advogado e ativista político , foi o catalisador do movimento em virtude do seu carisma pessoal , e principalmente pela fé e determinação de alcançar um sonho possível. O discurso proferido em 1963 em Washington perante 200.000 pessoas chamado de “I have a dream”( Eu tenho um sonho – ver discurso na integra – vídeo na página inicial ) espelha por completo a essência do movimento , descortina com imensa clareza a base da vida em comunidade , demonstra como viver com desapego ao que é supérfluo porém com profundo apego ao que essencial. Um discurso que é mais do que isto , é uma declaração de fé cristã e igualdade entre os povos.
Em 1964 foi o ganhador mais jovem do Premio Nobel da Paz , por sua incansável luta pelo direitos humanos. Estendeu sua luta para as desigualdades de oportunidades de trabalho para os negros , foi a fundo no combate a pobreza de uma grande parcela do povo americano marginalizado. Por conta disto , sofreu durante toda sua vida forte perseguição do FBI , de organizações contrárias ao movimento negro , sempre sofrendo ameaças pessoais e da sua família.
Em 04 de abril de 1968 Dr. Martin Luther King , foi assassinado na cidade de Memphis. Foi o ponto final de uma vida , porém no foi o ponto final de uma luta. Muito pelo contrário , foi um reconhecimento da importância da luta que estava sendo travada e pela inquestionável importância dele no movimento e nas mudanças que estavam em curso.
Uma palavra não estava em seu dicionário , e esta era: acomodação. Não se conformar com mundo , com as coisas do mundo , não tomar a forma do mundo , não ser apenas mais um no mundo. O texto de Romanos cap. 12 – vers. 1 e 2 , descreve a atitude deste homem de Deus. Em um tempo com tão poucos homens que realmente possuem valor e que merecem ser admirados , o pastor Luther King tem lugar de destaque , como um homem que não arredou seus pés do propósito do seu coração , que não se desviou do alvo do bem estar comum e que sempre buscou a igualdade entre os homens.