Jesus e a nossa humanidade
“E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!” – Jo cap. 20 – vers. 28
O que nos conecta com o mundo em que vivemos são nossas percepções. A maneira como recebemos , como percebemos , como entendemos os estímulos visuais , sonoros , olfativos , táteis e degustativos , determinam a nossa ligação com a vida que nos cerca. Os cinco sentidos básicos do ser humano porém , não conseguem e nem permitem explicar , de que forma a nossa ligação com Deus acontece.
Todas as vezes em que Deus se comunicou com os homens , fez através de um poder divino que promove alterações em nossas percepções. Se mostrou na natureza e através da natureza , se mostrou na sua criação e através de sua criação , falou através de profetas que foram cheios do seu Espírito para esta finalidade , mostrou o seu poder àqueles que verdadeiramente estavam buscando tal contato. Mas apenas estes breves momentos de alteração de percepção , não eram suficientes para que Deus recebesse do homem , a adoração que lhe é devida.
Deus nos deu Jesus Cristo para humanizar a divindade. Deus queria tornar pessoal , o impessoal. Deus queria tornar palpável , o impalpável. Deus queria tornar visível , o invisível. Deus queria tornar os nossos sentimentos em verdades reais. Deus queria através do Jesus Cristo homem , nos apresentar e exemplificar de forma clara como podemos nos tornar seus filhos. Deus queria que saíssemos do patamar sobrenatural de seus sinais , e passássemos a entender o seu mover através dos sentidos básicos do ser humano.
Não existe em todo a escritura passagem mais crucial e impactante para exemplificar o nossa humanidade em relação a Jesus que a contida no livro de João , cap. 20 – vers. 26 – 29 : ” E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram”.
A passagem mostra ao mesmo tempo a nossa humanidade , representada por Tomé , que precisa desesperadamente confirmar a sua Fé , através da percepção humana , pois o amor que nutre por Jesus é verdadeiro , é inteiro e portanto necessita ser vivido com toda integridade. Mas também a passagem aponta para o Poder de Deus , pois Jesus através da palavra proferida , demonstra de forma inequívoca que , o que nos une a Jesus Cristo , nosso Senhor e Salvador , é a nossa Fé.