sábado, junho 22, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Estou pronto?

“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” Fp 1 : 21

Quando o apostolo Paulo nos ensina no Livro de Romanos ( cap. 12 – vers. 2 )  a respeito de não nos conformarmos ao sistema deste mundo ,  não conseguimos alcançar a totalidade desta afirmação. Todo o observador toma como referencial o seu ponto de visão , a sua ótica e para isto se utiliza de parâmetros pessoais  , dos seus conhecimentos de vida e experiências. Isto faz com que a convivência com os que os cercam , tenha uma influência muito forte ou em muitos casos , predominante. O nosso processo de crescimento físico , mental , cultural e psicológico acontece em meio a este ambiente. As desigualdades sociais terão uma forte influência neste processo de crescimento , porém não serão de modo nenhum decisivos , na moldagem do caráter pessoal do indivíduo. O caráter do homem não é forjado pelo meio onde ele vive. Podemos enumerar milhares de casos em que esta regra é inexistente , porém não vamos nos alongar neste detalhe , não devemos como Paulo diz , perder o foco , perder o alvo.

No livro de Filipenses ( citado no alto da página ) o apostolo Paulo demonstra de forma veemente o seu desprendimento em relação a forma usual de comportamento do ser humano. Ele deixa claro , com todas as letras : ” Estou pronto”. Porém esta afirmação é total e abrangente , ele diz “estar pronto” , para qualquer situação ( leia Fp. cap. 1 : vers. 20 a 24 e Fp.cap. 4 : vers. 12 e 13 ) . Estar pronto é um entendimento muito maior , ele fala de riqueza ou de pobreza , de fartura ou necessidade , de alegria ou sofrimento , de vida ou de morte. Paulo está apontando de forma incisiva para a nossa verdadeira vocação , para o objetivo maior de Deus para as nossas vidas. De vidas separadas , escolhidas para resplandecer a Glória de Deus. Vivemos atualmente ( nossos dias ) na Dispensação da Graça , porém não se enganem , este período tem prazo de validade. Aos olhos de Deus este momento da humanidade está recheado de muita “pobreza de vida” ( riqueza material e pobreza espiritual).

A conexão entre a afirmação de Romanos ( não se amoldar ao sistema ) e Filipenses ( pronto para todas as coisas ) , passa diretamente pelo reconhecimento da vocação verdadeira do cristão. Enxergar a profundidade do relacionamento de Deus com o homem. Retirar as barreiras que cegam o olhar “natural”. Na sequencia do texto de Romanos cap. 12 : 2 , fala:” Mas transformai-vos pelo renovação de sua mente” . Uma mente renovada pelo Espírito , enxergando com olhos espirituais. Somente desta forma consegue-se fazer a afirmação : ” Estou pronto”.

Estar disponível , pronto , preparado. 

Para que: Um ministério de sucesso ? Um ministério de abdicação ? Uma vida de abundância ? Uma vida de escassez ? Uma vida de reconhecimento ? Uma vida de perseguição ? Uma vida de exaltação ? Uma vida de humilhação ? Uma vida de alegria passageira ? Uma vida Eterna com Cristo?

” Estou pronto” ? 

 

 

 

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *