quarta-feira, maio 15, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Cotidiano

Amor e Verdade

No contexto da sabedoria popular, muito se fala que devemos caminhar sempre em frente , sem olhar para trás. Porém o que ficou  para trás , em nenhum momento da vida presente , terá um peso menor , pelo simples fato de não o “olharmos”. Os fatos , os acontecimentos , as ações , as omissões , as alegrias , as tristezas , os sucessos  , os fracassos , os erros , os acertos , todos “eles” , estarão lá.

A nossa “linha do tempo” pessoal , está marcada , por esses eventos. A  vida presente é exatamente o reflexo , dos eventos constantes desta linha do tempo. Fomos nos moldando , tomando forma , baseados nestes fatos. As decisões que tomamos  foram respostas , as pressões a que fomos submetidos , e estas respostas em certas ocasiões foram amistosas ou raivosas , amorosas ou cheias de ódio , em outras vezes racionais ou apenas emocionais.

Quando a nossa linha do tempo já não cabe mais em uma folha é sinal que muito tempo se passou. E quando constatamos que muito tempo se passou , vemos que temos muitas histórias para se contar. Histórias que ao mesmo tempo que funcionam como um alegre relembrar , podem ser poderosas reavaliações que nos levem a alterações de curso na vida presente , pois não temos como dissociar o passado e o presente , a vinculação é a razão de estarmos vivos.

Nestes tempos em que as relações humanas estão  se tornando artificiais , superficiais e desprovidas de sentimentos verdadeiros , contar histórias de sua própria história , para quem está próximo de você , com certeza fará com que este senso de reconhecimento e identificação , se faça presente nas relações entre os seres chamados humanos.

Nas antigas culturas toda tradição era repassada de geração a geração , através das histórias que eram compartilhadas pelos mais velhos , pelo sábios , pelos ancestrais. Existia todo um ritual , que era esperado e obedecido , geralmente em torno do fogo. Todos reunidos ,  ávidos pelos ensinamentos , conhecimentos e experiências que seriam passados. Eram oportunidades únicas , que não seriam repetidas. Não haveria “replay”. As experiências valeriam , como um mapa para a vida futura , a sobrevivência individual e do grupo dependeria destes ensinamentos.

Hoje em dia baseados no conforto obtido pela tecnologia e desenvolvimento , deixamos de lado as coisas consideradas simples e antigas. Deixamos de lado a experiência adquirida , pois vemos o novo se tornar obsoleto após poucos meses. Aquela avidez do ser humano em ter conhecimento a “beira do fogo” , se tornou em avidez em consumir e se consumir “dentro do fogo”.

São escolhas que cada um vai fazendo dentro de sua própria “linha do tempo” e que vão impactando o seu pequeno círculo de relacionamento. Porém não podemos esquecer , que fazemos parte de um “macrocosmo” muito mais abrangente. Somos uma pequena parte de uma história que está sendo escrita , somos um conjunto de pessoas que está escrevendo a história presente da humanidade.  Nossas decisões iram de alguma forma , alterar a linha do tempo de algumas ou de muitas pessoas.

Vamos ter sempre em mente que não possuímos o conhecimento do amanhã , só temos o hoje , o presente. O que temos que fazer é para hoje. Esta consciência de urgência talvez seja o exercício mais difícil de se realizar , pois fomos criados e ensinados a viver o futuro , antever o futuro , criar o futuro , planejar o futuro. Desta forma é mais fácil , deixar para amanhã , para mais tarde , outra hora.

Quando sentir o desejo , a vontade ou o ímpeto de compartilhar experiências com outras pessoas , sendo elas conhecidas ou  desconhecidas , tenha como principal foco e objetivo ,  em primeiro lugar , compartilhar com amor , compartilhar com acolhimento , compartilhar com compreensão , compartilhar com verdade. Amor e verdade. Duas palavras que são mais que palavras , são atitudes ,  são fundamentais para as relações entre os homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *