Servir ou ser servido ?
A cena não é nova , ela se repete , ela se mostra mais e mais vezes diante nossos olhos. Qual é a nossa reação imediata ao nos defrontarmos com um quadro de pessoas vivendo a margem da sociedade , em uma sub humanidade faminta. Como esta imagem se processa em nosso cérebro.
A reação é de servir , se tornar disponível ou buscar alguma culpabilidade externa que nos alivie. Fomos criados de uma forma que a preocupação deve ser focada no sentido de garantirmos unicamente nossa sobrevivência , enfatizando “o cada um por si”. A falta de vocação de servir é cada vez mais patente , evidenciando uma falta total de consciência de comunidade , de viver em comunidade , de caminhar em comunidade , em reconhecer o bem estar da comunidade , em priorizar o “outro” em detrimento ao “eu mesmo”.
A atitude de SERVIR , passa por um reaprendizado baseado no Amor. Este Amor só pode ser encontrado diretamente na fonte que é Jesus e na sua Palavra. Somente transformando a sua Palavra em ações concretas , visíveis e edificantes , a palavra SERVIR mostrará seu verdadeiro sentido. Somente através da experiência de viver a verdadeira vontade de Jesus e da missão que nos foi confiada , viver com a compaixão de Jesus , é que poderemos SERVIR sem ter a preocupação e necessidade de sermos servidos.
“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” Romanos cap. 12 – vers. 2