domingo, janeiro 26, 2025

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

Ousadia – Em que sentido ?

 “E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”. At. cap. 4 – vers. 31

A língua portuguesa é sem dúvida um grande desafio. A começar pelo seu vocabulário , que é extremamente extenso e complexo. A quantidade de regras , conjugações , variantes , concordâncias , fazem do aprendizado e posteriormente a sua utilização , uma missão para qualquer pessoa que se propõem , a escrever algumas linhas com um mínimo de coerência.

Não é a toa , que nos exames de avaliação ao ensino superior , uma das provas mais temidas é a da redação. Técnicas foram desenvolvidas pelos professores com o passar do tempo , para prepararem os alunos a enfrentar o tão temido exame. Fiz esta introdução por que pretendo falar a respeito de uma palavra que possui significado por vezes ,  de alguma forma ambíguo.

O que na realidade quer dizer “ousadia” , o que significa ser ousado , ter uma atitude ousada , se comportar com ousadia , fazer ou determinar ações que demonstrem ousadia. Quando pensamos em ousadia , imaginamos algo fora do contexto , diferente da rotina , atitudes ou ações não usuais , ter atitudes que infringem as formas aceitas pela sociedade , em resumo ser contestador ou revolucionário.

Estamos a pelo menos 15 anos ( “acredito eu” ) vivendo dentro do conceito do politicamente correto , e isto tem nos levado a um marasmo opinativo , pois tomar posição a respeito de quase tudo que nos cerca , tornou-se risco eminente para julgamentos e execrações públicas ou individuais.

E dentro deste espírito que coloco a palavra “ousadia” , e de como exerce-la. Encontramos na Bíblia um texto de Atos Cap. 4  – vers. 31 que relata de forma clara como os apóstolos se comportavam naqueles dias , dizia assim : “… e todos cheios do Espirito Santo e com ousadia , anunciavam a Palavra de Deus”.

A explicação é muito simples , apesar de requerer grande complexidade para sue execução. A marca da ação destes apóstolos era: “Homens e mulheres que tinham dentro delas o Espirito Santo que orienta , a força que revoluciona , a liberdade que contesta , a Palavra de Deus que dá autoridade , o amor de Cristo que dá segurança de enfrentar todo e qualquer risco ou julgamento , a vontade unanime de mudar a sociedade”.

Estas características que os apóstolos possuíam , nos impulsionam a pelo menos pensarmos:  “Vamos ousar ser ousados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *