O valor de 1 vida
O momento é único , forte , cheio de vigor e assombro. Um novo ser gerado por aproximadamente 9 meses , sai do seu pequeno casulo protegido , abrigado do desconhecido e perigoso mundo externo. Este novo ser humano está prestes a iniciar uma nova jornada de sua vida , iniciada na sua concepção. Um nova vida está pondo literalmente sua “cara” para fora. Não temos possibilidade de avaliar este acontecimento extraordinário , pois a experiência individual daqueles que estão vivendo este momento , extrapola as meras explicações. São sentimentos profundos , que irão marcar o restante de suas vidas.
Este é o sentimento que temos em relação ao valor que uma 1 vida tem. Traçar uma comparação entre 1 vida x valor material ou numérico , é um exercício impossível. Esta conta não existe , é impraticável de se realizar. A vida não pode ser contada estatisticamente , ou melhor estatística funciona em ambientes financeiros e de negócios , não deveria se aplicar a vida. Uma vida não se transforma em um frio número. Uma vida não é um bem manipulável em favor de interesses corporativos , políticos ou jurídicos. Pois quando ela deixa de existir , e se esvai , deixa um espaço impreenchível , é um lugar em aberto que ficará ali sempre , pois este espaço tem um dono , está ocupado , apesar de ausente. Da mesma forma forte e vigorosa que se apresentou na sua chegada , irá se apresentar na sua partida.
Vivemos um momento em que a humanidade está sendo confrontada , por mais um dos grandes desafios de sobrevivência que nossa história já registrou. É quase como uma guerra , porém em uma guerra os participantes escolhem estar na frente de batalha e dispostos a dar sua vida , por valores , ideais e direitos ameaçados. No caso atual os soldados desta guerra são os profissionais da área de saúde , que estão a frente desta batalha. Os demais participantes estão no fogo cruzado , na linha de tiro , sendo alvejados sem uma verdadeira noção de como estão sendo atingidos.
A evolução deste processo vem infelizmente nos apresentando baixas as milhares. São milhares de famílias sendo impactadas de forma violenta e repentina. São milhares de lares que estão lamentando os espaços insubstituíveis que estão sendo produzidos. São milhares de lares que não aceitam serem tratados como números apenas. São milhares de lares que esperam respeito e solidariedade em um momento crucial de suas vidas. Estas famílias não querem e não precisam estar no meio de um “jogo político ou ideológico” , visto que mal podem enterrar os seus entes queridos. Se conformar e aceitar as perdas é preciso , porém não podemos esquecer de manter a dignidade , manter a civilidade , e principalmente manter e exercitar o amor ao próximo. Sim , amor ao próximo.
Para muitos soa piegas e ultrapassado , o propalado “Amor ao próximo”. Porém em todas as religiões , esta atitude de amar o seu semelhante é incentivada , é requerida , é buscada. Ela é base que nos impulsiona com vontade e alegria de viver , tornando a vida uma experiência que vale a pena. Eu como cristão não posso pensar e agir de forma contrária a este mandamento , pois caso contrário estaria invalidando todos os ensinamentos de Jesus Cristo.