sábado, julho 27, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Reflexões

No mundo tereis aflição. Mais será que eu quero?

 ” Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo“. João 16:33

Se formos buscar o significado básico da palavra aflição , teremos: “sentimento de persistente dor física ou moral; ânsia, agonia, angústia.” . Embutido nesta definição estão os sentimentos mais apavorantes para o ser humano: Dor ( física ou moral ) , ansiedade , agonia , angústia. Nesta lista está tudo aquilo que abominamos sentir , que queremos total distância , que pedimos insistentemente para que Deus nos poupe. Se é desta forma , como devemos receber estas palavras de Jesus , que não são apenas palavras ao vento , são muito mais do que isto. São afirmações de verdades reais e palpáveis que vamos experimentar por toda a nossa vida. 

Para buscarmos um entendimento que seja revelador e que nos convença da verdade destas palavras,  devemos nos focar no que iria acontecer com Jesus pouco tempo após este momento de intimidade  com seus discípulos. Jesus encerra a sua última reunião com os seus amigos , companheiros , filhos do Amor de Deus e segue para o Getsêmani , está indo finalizar a missão que lhe foi dada pelo Pai. Ali naquele lugar , a força sobrenatural do propósito de Deus para os homens foi toda despejada sobre Jesus. Todo significado do versículo acima se torna real , na figura do “Jesus homem” sentindo sobre si todo o peso do pecado do homem. Naquela hora todo o significado da palavra “aflição” está presente , uma descomunal dor invade todo o corpo de Jesus. Um misto de ansiedade , agonia e angústia atravessa todo o seu ser levando-o a suar sangue enquanto orava ao Pai. Ao focarmos esta cena podemos construir o versículo de outra forma , para nos dar o verdadeiro entendimento:- Jesus nos diz: ” Estou passando tudo isto por vocês , para que através do meu sacrifício tenham paz , pois é isto que vai vencer o mundo”( palavras minhas).

Quando tomamos conhecimento do tamanho do sacrifício de Jesus por nós , podemos perceber o quanto são pequenas estas aflições que vivenciamos em nosso dia a dia. Em Romanos cap. 8 – vers. 28 ,  o texto nos diz assim: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito“. Se conseguirmos nos encaixar em 2 pontos que estão inclusos neste versículo que são: 1) Crer na soberania de Deus em nossa vida e  2)  Ter sido chamado de acordo com o propósito de Deus , podemos descansar na paz do Senhor Jesus , pois todas as aflições serão suportadas através daquele que venceu o mundo.

Atualmente estamos vivendo com uma geração que procura de todas as maneiras escapar dos desconfortos , se alienando com futilidades , buscando paliativos a realidade , enganando-se com as ofertas sedutoras. Firmam-se no mundo , agarram-se ao mundo , deixam-se ser invadidos pelo mundo. Em João no cap. 17 vers. 14 e 15 , Jesus em sua oração sacerdotal fala aos discípulos que eles não eram do mundo , porém estavam no mundo e que não pediria ao Pai os tirasse dali , mais que os guardasse do mal. Nos guardar do mal , implica em retirarmos as amarras que nos prendem ao mundo, as coisas do mundo , as iniquidades do mundo , aos pecados do mundo , aos valores do mundo , as cobranças do mundo. Devemos sempre nos lembrar que estamos no mundo , porém não pertencemos a este mundo. Portanto com certeza , se somos filhos do Amor de Deus , se somos escolhidos segundo o seu propósito , iremos passar por aflições neste mundo ao qual não pertencemos , porém podemos ter a certeza de descansar na Paz do Senhor Jesus , pois Ele venceu o mundo. 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *