sábado, junho 22, 2024

Criando uma alternativa de opinião para os acontecimentos atuais sob um ponto de vista cristão atemporal

Cotidiano

Insignificante….

Insignificante : Por definição – O que não tem valor nem importância ; desprezível ; muito pequeno ; minúsculo ; diminuto. A cada dia que passa mais nos deparamos com verdades incomodas. Constatações que muitas vezes preferimos não enxergar , naquele conhecido “faz de conta”. As conveniências individuais se sobrepõem , as obrigações da retidão e da verdade. “E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm. 12-2)

Este versículo do livro de Romanos exprime com profundidade a dualidade e dificuldade existente de estarmos e vivermos em um mundo governado e dirigido por um “sistema” , que insistentemente e indiscriminadamente aprisiona a todos aqueles que “preferem não enxergar” as amarras que os prendem. Em vista disto o que temos testemunhado , o que temos vivido , o que temos realizado? Qual tem sido nossa contribuição?

Temos infelizmente uma perspectiva pouca animadora em relação ao que o futuro nos reserva. Este “sistema” engrandece e torna importante pessoas com vidas insignificantes , que exercem atividades insignificantes. Que estão transformando e moldando uma geração a buscar futuros insignificantes baseados apenas nos resultados materiais , onde ética , moral e verdade estão em planos abaixo da “linha de raciocínio”.

Tenho família , tenho filhos , tenho netos. Como milhões de pessoas por este mundo afora , o amanhã me preocupa. Qual a perspectiva que temos para “os nossos”. Porém a nossa preocupação é apenas para “os nossos”. Vivemos em um mundo em que somos afetados e impactados pelo que nos rodeia. Não vivemos em uma “bolha” , não estamos separados. Somos seres sociais , que precisam de relacionamentos , de interação , de cooperação , de apoio material e espiritual , de compreensão e principalmente respeito. Como conciliar tudo isto ?

O final do versículo de Romanos nos responde : ” experimentar a boa , agradável e perfeita vontade de Deus”. Como conseguir tal experiência ? Transformando nossas mentes. Buscando incessantemente a comunhão e intimidade com Deus. Vivendo a verdade da Palavra de Deus. Tendo em nossas mentes os ensinamentos de Jesus em relação ao nosso “próximo”. Vivendo a responsabilidade de ser chamado de “cristão” e muito mais do que isto , de ser identificado como um “cristão”. A responsabilidade de ser uma “luz” no meio da escuridão. Mostrar a este “sistema” em que vivemos que temos um “significado” , que temos “importância” , que somos “relevantes”. “Não por força e ou por violência , mas sim pelo espírito de Deus” Zc. cap. 4-6.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *